Mal de Parkinson: Pesquisa comprova benefícios da RPG Souchard

Artigo publicado na revista científica “Neurological Sciences” avalia efeitos da RPG Souchard na marcha cinética de pacientes com Mal de Parkinson

Um estudo realizado por pesquisadores italianos analisou os efeitos da Reeducação Postural Global (RPG Souchard) na cinemática da marcha de pacientes com Mal de Parkinson. Após 4 semanas de tratamento, o grupo tratado com RPG Souchard mostrou evolução significativa em relação ao grupo de controle e os resultados positivos foram persistentes, mesmo 8 semanas após o final do tratamento.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson ou Doença de Parkinson é caracterizado pela degeneração progressiva do sistema nervoso central, com a morte dos neurônios produtores de uma substância chamada dopamina, que tem papel importante no controle dos movimentos.

O fator que desencadeia este processo de degeneração não é conhecido. A idade é o principal fator de risco, porém deve-se notar que o Mal de Parkinson não é exclusivo dos idosos: Mais de 10% dos casos têm início antes dos 40 anos.

Os sintomas mais facilmente notados são tremores das mãos, pernas ou cabeça, mas não são os únicos e não ocorrem em todos os casos. Rigidez muscular, lentidão nos movimentos, distúrbios da fala, depressão, dores e tontura são outras características que também podem aparecer.

Idosa jogando paciência no tablet

Estimular o cérebro ajuda a retardar a progressão do Mal de Parkinson

No início da doença os sintomas são leves e progridem lentamente. É comum que os pacientes não percebam sua ocorrência, por isso é importante que amigos e familiares falem com a pessoa caso notem qualquer alteração e a encaminhem para uma avaliação com um neurologista. Em estágios avançados, a qualidade de vida é fortemente impactada – podem ocorrer: dificuldade de caminhar, risco de quedas, falhas de memória, dificuldade de raciocínio, fadiga e muitos outros sintomas.

O uso de medicamentos associado a atividades intelectuais e fisioterapia podem retardar muito a progressão do Mal de Parkinson, e quanto antes começa o tratamento, melhor.

Paciente com andador

Em estágios avançados, o Mal de Parkinson prejudica a mobilidade

Metodologia da Pesquisa

Este estudo foi realizado por pesquisadores ligados a quatro instituições italianas (Universidade de Nápoles Parthenope, Instituto Hermitage-Capodimonte, Segunda Universidade de Nápoles e Universidade de Nápoles Federico II) e publicado pela revista científica “Neurological Sciences”.

Nele, os pesquisadores selecionaram vinte pacientes com Mal de Parkinson, sem outros distúrbios, e os dividiram por sorteio em dois grupos de dez: um grupo de estudo, que recebeu o tratamento de RPG Souchard e outro, de controle, que apenas foi acompanhado, sem nenhuma intervenção fisioterápica. Todos os pacientes mantiveram, durante todo o período, suas medicações regulares contra o Mal de Parkinson.

Avaliações

Os pacientes de ambos os grupos passaram quatro vezes por exames, uma no início do estudo e as outras com intervalos de quatro semanas, ou seja, 4, 8 e 12 semanas após a avaliação inicial.

Em cada sessão de exames, eles foram submetidos a uma avaliação neurológica e a um sistema de análise motora tridimensional, que consegue medir parâmetros relacionados à qualidade da marcha. O neurologista responsável pelas avaliações não foi informado sobre o grupo a que cada paciente pertencia.

A avaliação tridimensional foi realizada com um sistema de esteriofotogrametria infravermelha contendo oito câmeras a uma taxa de 240Hz, que registrava a posição de 42 marcas esféricas fixadas no paciente. A partir destes dados o sistema computacional conseguia definir os segmentos do esqueleto do paciente e calcular parâmetros precisos de movimentação das pernas e joelhos durante a marcha.

Intervenção Fisioterápica

Os 10 pacientes do grupo selecionado para intervenção fisioterápica realizaram 12 sessões individuais de RPG Souchard, sendo 3 por semana durante quatro semanas, com duração de aproximadamente 40 min cada. Foram realizadas posturas para liberação do diafragma e alongamento das cadeias musculares anterior e posterior. Para melhor quantificar o efeito do tratamento, todos os pacientes realizaram as mesmas posturas.

Resultados

A análise dos dados obtidos mostrou que inicialmente não havia, nos parâmetros avaliados, diferença significativa entre os grupos. Entretanto, após as quatro semanas de tratamento com RPG Souchard, tanto os parâmetros clínicos quanto os cinemáticos (amplitude do movimento do joelho e da coxa) do grupo de estudo melhoraram sensivelmente em relação ao grupo de controle. E ainda, esta diferença foi mantida nas duas avaliações seguintes, 4 e 8 semanas após o término do tratamento.

Discussão

Os resultados obtidos comprovaram de forma mensurável o que já havia sido observado qualitativamente em trabalhos prévios: A aplicação de RPG Souchard melhora sensivelmente a qualidade da marcha em pacientes com Mal de Parkinson. Mais especificamente, foi possível medir o benefício do tratamento realizado por 4 semanas e comprovar que seu efeito foi persistente pelo menos nas 8 semanas seguintes.

Os pesquisadores argumentam que, apesar de o Mal de Parkinson ser uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central, a contribuição dos fatores mecânicos periféricos, como o encurtamento muscular e a rigidez articular, também é significativa. Assim, é possível compreender porque a RPG Souchard consegue ajudar estes pacientes.

Referência

AGOSTI, V.; VITALE, C.; AVELLA, D.; et al. Effects of Global Postural Reeducation on gait kinematics in parkinsonian patients: a pilot randomized three-dimensional motion anaysis study. Neurological Sciences, vol. 37, núm. 4, pp. 512-522, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10072-015-2433-5. Acesso em: 10/08/2019.

Dúvidas

Se desejar alguma informação específica, envie sua dúvida pelo e-mail fabiula@humanicorporis.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98239-7100. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: