Joanete é o nome popular para o Hálux Valgo, deformidade caracterizada por um desvio lateral da articulação do dedão (ou hálux, de acordo com a nomenclatura científica), podendo levar a formação de uma saliência dolorosa na articulação metatarsofalangeana do hálux, ou seja, na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés).

O pé humano é bastante complexo, constituído por vinte e seis ossos, dezenove músculos, e grande número de ligamentos, articulações e tendões. Ele suporta todo o peso do corpo, além de conseguir impulsioná-lo durante a locomoção, possibilitando adaptação às mais variadas superfícies. O formato côncavo do pé é muito importante na distribuição do peso do corpo e na manutenção do equilíbrio.

A Joanete ocorre quando o dedão sofre um desvio na direção do segundo dedo. Ela é causada por um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Dependendo da gravidade, o dedão pode empurrar os outros dedos, ou mesmo chegar a sobrepor-se ou colocar-se debaixo deles.

Sintomas

A principal evidência da Joanete é a saliência óssea na base do dedão, que fica maior e projetada para fora, mas existem também outros sintomas:

  • Edema e rubor (vermelhidão), por causa da inflamação local;
  • Dor na articulação do dedão que pode ser persistente;
  • A pele fica mais grossa no local e até sensível;
  • O dedão pode empurrar o segundo dedo e formam-se também calos na região ou na planta dos pés;
  • Rigidez progressiva do dedo deslocado;
  • Dedão vira-se na direção dos demais dedos e alguns pacientes relatam dificuldade para movimentar o dedão do pé e os demais dedos.
Pés com Joanete

Pés com joanete – Dedões projetados na direção dos outros dedos


Causas e fatores de risco:

A Joanete é uma deformidade que acomete principalmente as mulheres, sendo mais frequente em indivíduos adultos. Existem diversas causas que podem levar ao seu aparecimento, sendo que muitas vezes não é possível apontar um único fator determinante. Mas, de forma geral, são fatores de risco:

  • Uso de sapatos de salto alto, apertados, menores ou de bico fino por um período longo coloca mais pressão na região. O salto alto projeta o pé para frente, o que prejudica a distribuição do peso corporal. O bico fino causa a compressão dos dedos, principalmente do dedão e do dedinho. A parte da frente do calçado muito justa é outro fator que favorece o aparecimento da joanete;
  • Má formação congênita do pé (a criança já nasce com o desvio lateral do artelho);
  • Hereditariedade (pessoas da mesma família costumam apresentar joanete). As pesquisas demonstram que 60 % das pessoas com joanete tem histórico familiar da doença;
  • Doenças reumatológicas, como: artrite, gota, lúpus;
  • Enfermidades neurológicas (Acidente Vascular Encefálico, paralisia cerebral, trauma medular, etc.);
  • Anatomia óssea anormal dos pés, fragilidade de ligamentos e tendões, pé chato, dedão do pé maior que o segundo dedo;
  • Desvio do quinto osso metatársico localizado na base do dedo mínimo do pé que é comum receber o nome nesse caso de joanete do Alfaiate ou Sastre, porque acomete mais esses profissionais.

Como aliviar os sintomas?

Algumas mudanças de hábitos podem aliviar bastante os sintomas e reduzir o desvio do hálux. Após uma avaliação, um Fisioterapeuta pode orientar o paciente quanto a estes hábitos e aos calçados mais adequados, mas as seguintes medidas gerais podem ajudar:

  • Troque sapatos duros e apertados por outros mais folgados e macios, sem salto ou com salto baixo. O bico deve ser arredondado ou quadrado para acomodar melhor os dedos e diminuir o atrito nas zonas de pressão. Os pés devem ficar bem acomodados para não interferir na distribuição do peso do corpo;
  • Alterne os sapatos regularmente – usar os mesmos calçados por dias seguidos pode provocar atrito repetitivamente em pontos específicos dos pés;
  • Ande descalço, sempre que possível, especialmente em terrenos irregulares ou na areia;
  • Quando a joanete estiver bem dolorida, a aplicação de gelo é recomendada para aliviar o sintoma e auxiliar na diminuição do processo inflamatório.

Tratamento com RPG Souchard

O método de Reeducação Postural Global (RPG Souchard) auxilia a reorganização das estruturas do pé, equilibrando as forças musculares que podem intensificar ou provocar o desvio.

Com manobras específicas da RPG Souchard, é possível prevenir a progressão do desvio e melhorar os sintomas. Em geral, após algumas sessões, os pacientes relatam grande alívio do quadro álgico (dor), melhora dos movimentos dos dedos dos pés, melhora da rigidez e diminuição da saliência óssea provocada pelo desvio lateral do Hálux.

Este tratamento conservador é uma alternativa que pode evitar, em muitos casos, a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: