Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são distúrbios que causam grande impacto na capacidade laboral. Ajustes ergonômicos, alongamentos e RPG Souchard auxiliam na sua prevenção e tratamento.

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também chamadas de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) afligem mais de 3,5 milhões de trabalhadores no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Eles caracterizam-se por distúrbios que afetam principalmente os músculos, nervos e tendões dos membros superiores, sobrecarregando principalmente o sistema musculoesquelético.

Definição da LER/DORT

Alguns autores definem a LER/DORT como uma síndrome relacionada ou não ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, tais como dor no pescoço, ombros, braços, mãos, punhos ou dedos, inflamação, parestesia (formigamento), sensação de peso e fadiga, alteração da temperatura e sensibilidade, diminuição da força, inchaço, rigidez e até limitação de movimentos. Ela é composta por um grupo de doenças como: tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgia, epicondilite, entre outras.

Causas

As causas da LER/DORT envolvem mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetitivos, serviços pesados, postura inadequada, posições prolongadas e estresse.

O ambiente de trabalho inadequado é o maior causador deste distúrbio, mas sua etiologia não é exclusivamente ocupacional, podendo ter sua origem associada com o esporte, postura fora do trabalho, traumas prévios, repouso e fatores psicossociais.

Pessoas que passam muitas horas em uma mesma posição, ou muito tempo em pé ou sentado trabalhando com movimentos repetitivos são as mais acometidas e a prevalência é maior em mulheres. Os profissionais que estão mais propensos são:

  • Pessoas que trabalham com computadores;
  • Funcionários de linhas de montagem e de produção;
  • Motoristas;
  • Operadores de máquinas;
  • Músicos;
  • Esportistas;
  • Pessoas que fazem trabalhos manuais como crochê, bordados e tricô;
  • Cabeleireiros;
  • Pintores; e
  • Professores.

Incapacidade para o trabalho – impactos econômicos, sociais e emocionais

Este distúrbio é uma das mais importantes causas de afastamento do trabalho e destaca-se entre as maiores repercussões na saúde do trabalhador decorrentes das transformações do trabalho, principalmente dos novos modelos organizacionais e de gestão.

Na década de 90, as LER/DORT tornaram-se uma das doenças do trabalho mais notificadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social. Estes distúrbios corresponderam a mais de 80% dos diagnósticos que resultaram em concessão de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez pela Previdência Social em 1998.

Atualmente, as LER/DORT representam o principal grupo de afecções entre as doenças ocupacionais no Brasil e em vários países do mundo. Há o predomínio dos distúrbios entre trabalhadores que se encontram numa faixa economicamente ativa. Essa condição é um fator preocupante, pois, além de causar incapacidade precocemente no trabalhador acometido, gera altos custos para instituições de saúde e governamentais. Muitas vezes as pessoas acometidas estão numa faixa etária plenamente produtiva, gerando também um impacto psicológico e social. Ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde são importantes para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e à ocorrência de novos casos, além de proporcionar aos já acometidos, um possível retorno às atividades laborais e de vida diária.

Prevenção e Tratamento

Os conhecimentos da ergonomia, ciência que estuda a melhor forma de atingir e preservar o equilíbrio entre homem, a máquina, as condições de trabalho e o ambiente, com o objetivo de gerar o bem-estar e eficiência do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade, se mostra como uma aliada para a prevenção desse distúrbio. Orientações quanto a exercícios de alongamento, forma correta do mobiliário, melhor posicionamento para o trabalhador e pausas de trabalho são fatores relevantes para se prevenir estas LER/DORT.

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) atua tanto na prevenção quanto no tratamento – durante as sessões de RPG Souchard você será orientado quanto a melhor postura nas atividades diárias e em seu local de trabalho, além de realizar exercícios de alongamentos com as posturas terapêuticas escolhidas para seu caso. Estes exercícios de RPG auxiliam na diminuição da dor, melhora da flexibilidade, possibilitando o reequilíbrio musculoesquelético que proporcionará ao paciente uma melhora na amplitude de movimento e no seu bem-estar diário e no trabalho, reduzindo ou eliminando definitivamente o uso de medicações.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: