Estudo comprova a eficácia da RPG Souchard no tratamento de dores crônicas no pescoço

Estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Bologna (Itália) e George Mason (EUA) comparou os efeitos da RPG e da Terapia Manual em pacientes com dores cervicais crônicas

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Bologna (Itália) e da Universidade George Mason (EUA) realizou um estudo comparativo entre a Reeducação Postural Global e a Terapia Manual em um grupo de pacientes com dores crônicas na região cervical (pescoço).
O trabalho foi dividido em duas etapas: Na primeira, os pacientes foram divididos em dois grupos, um deles tratado com RPG Souchard e outro com Terapia Manual. Na segunda etapa os pacientes trocaram de tratamento, ou seja, quem recebeu Terapia Manual passou para a RPG e vice-versa.

Pacientes

Foram selecionados 78 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 80 anos e com dores crônicas (persistentes por mais de 3 meses) na região cervical, sem causa específica, como doenças sistêmicas, reumáticas ou neuromusculares. Os pacientes foram aleatoriamente divididos nos grupos 1 e 2.

Tratamento

Os pacientes do grupo 1 foram incialmente tratados com RPG Souchard e os do grupo 2 com Terapia Manual. Cada um dos pacientes realizou 9 sessões de tratamento, sendo uma ou duas por semana, com uma hora de duração cada.
Os pacientes também foram orientados sobre exercícios que poderiam realizar em casa e sobre a postura correta nas suas atividades diárias.
A segunda etapa, com a troca dos tratamentos aplicados a cada grupo, teve início 6 meses após o encerramento da primeira.

Resultados

Neste estudo, os pacientes tratados com RPG tiveram resultados significativamente melhores nos aspectos avaliados, que foram:

  • Redução da dor;
  • Melhora na mobilidade;
  • Melhora na amplitude de movimentação do pescoço;
  • Redução da cinesiofobia, que é o medo de sentir dor com o movimento.

Além disso, os pacientes tratados com RPG tiverem resultados melhores nos dois grupos, independentemente de terem sido tratados em primeiro lugar com a Terapia Manual ou não.

Este estudo, realizado com aprovação do Comitê de Ética responsável, e aprovado para publicação em importante periódico científico, é mais uma comprovação da eficácia da RPG Souchard no tratamento das dores cervicais.

Referências

Pillastrini, P. et al. Global Postural Reeducation in patients with chronic nonspecific neck pain: cross-over analysis of a randomized controlled trial. La Medicina Del Lavoro, vol. 109, no. 1, pp. 16-30, fev. 2018. DOI: 10.23749/mdl.v109i1.6677

Pillastrini, P. et al. Effectiveness of Global Postural Re-education in patients with chronic nonspecific neck pain: Randomized controlled trial. Physical Therapy, vol. 96, núm. 9, pp. 1408-1416, set. 2016. DOI: 10.2522/ptj.20150501

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: